Quando um paciente deseja um melhor contorno corporal ou necessita de cirurgia plástica reparadora, ele procura um cirurgião de sua confiança e deposita nele suas expectativas de bons resultados. O Fisioterapeuta, no pós-operatório, contribui minimizando as queixas e desconfortos do paciente, e otimizando os resultados da cirurgia.
Existem vários recursos que podem ser utilizados no pós-operatório das cirurgias plásticas, como técnicas de drenagem linfática manual, a manipulação com a liberação tecidual funcional, o calor, a crioterapia e a eletroterapia, que vêm demonstrando eficácia e resultados positivos para a reabilitação do paciente. Cada técnica em seu devido momento.
O tratamento pós-cirúrgico pode ser realizado no pós-operatório imediato (por volta do 3º dia) ou tardio (durante o processo cicatricial), tendo como objetivo prevenir e tratar alterações como: edema, equimose, fibrose, retrações e alterações cicatriciais, seroma e déficit de sensibilidade, possibilitando a recuperação e os resultados mais rápidos, evitando períodos longos de limitações no pós-operatório.
Todos os tratamentos devem ser individualizados. O ideal é não seguir protocolos, pois cada organismo responde de forma diferente ao reparo tecidual.
Nós Fisioterapeutas, especialistas voltados à área da drmatofuncional, temos o objetivo de levar a todos os profissionais da área médica os benefícios da reabilitação em pacientes que foram submetidos à cirurgia plástica, destacando que a fisioterapia tem muito a contribuir, tanto no pré, mas principalmente no pós-operatório, com orientações de grande valia e um tratamento fisioterapêutico adequado. Desta forma, é fundamental que os cirurgiões plásticos conheçam os detalhes do nosso tratamento, trabalhando assim em conjunto, para o benefício do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário