quinta-feira, 24 de março de 2016

Membro Aspirante, Associado, Titular e Correspondente: Qual a diferença na SBCP?

AFILIAÇÂO PROFISSIONAL:

Além  da certificação de médico, procure as afiliações do cirurgião que vai escolher. A categoria de "Membro" na SBCP insere o cirurgião dentro da elite da cirurgia plástica. A escolha de profissionais qualificados pertencentes à SBCP oferecem segurança aos pacientes que pretendem realizar uma cirurgia plástica.

Qualquer cirurgião plástico pode estar cadastrado na SBCP, e dentro da Sociedade existem 4 categorias nas quais os médicos são classificados:

- MEMBRO ASPIRANTE:

Esta é a modalidade inicial para o médico que decide participar desta ilustre Sociedade com mais de 60 anos de tradição. Membro Aspirante é o profissional que terminou ou ainda está cursando residência, porem, ainda não foi aprovado na prova de Título de Especialista. O ideal e mais comum é que esteja trabalhando como assistente de um cirurgião plástico já titulado, até passar na prova, e consequentemente, passar para a categoria seguinte. Membro Aspirante é o cirurgião plástico em treinamento. Ainda não está apto a realizar cirurgias plasticas sozinho ou ter consultório próprio. 

- MEMBRO ASSOCIADO:

É o Membro já Aspirante, com residência concluída, e que foi aprovado em exame para obtenção do Título de Especialista na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Associação Médica Brasileira (SBCP/AMB), com qualificação e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). O Membro Associado é o Especialista cirurgião plástico, habilitado e competente para o exercício da profissão. Estes profissionais pagam uma mensalidade para fazer parte da Associação e atendem seus pacientes submetidos às regras impostas pela Associação (SBCP/AMB). Caso seja verificado que um associado descumpriu alguma regra da associação, ele será avaliado pelo conselho de Membros Titulares para decidirem qual providência será tomada.

MEMBRO TITULAR:

Os Membros Titulares da SBCP são aqueles que fazem parte do Conselho e tem o poder de decisão na Associação, isto é, são os Especialistas que adquirem ascensão política dentro da SBCP. É a categoria mais elevada da Sociedade, onde já se tem grande experiência dentro da classe médica. 
Para atingir essa categoria, depois de 3 anos como Membro Associado, o cirurgião plástico pode apresentar um trabalho científico que será avaliado por uma rigorosa banca examinadora para chegar a essa categoria. Se obtiverem a aprovação, ainda passam por exames específicos, formulados e aplicados pela SBCP.

MEMBRO CORRESPONDENTE:

Esta categoria é para estrangeiros que desejam pertencer a SBCP
Profissional de reputação limpa, residente no exterior, admitido pelo Conselho Deliberativo da SBCP. Serão aceitos mediante proposta apresentada pelo Membros da Diretoria Nacional, ou ainda, por 5 Membros Titulares. O candidato deverá ainda comprovar, através de documentação fornecida por entidade médica oficial do local onde exerce suas atividades, sua postura ético-profissional, bem como apresentar trabalho científico durante o Congresso Nacional, segundo as normas editadas pelo Departamento de Eventos Científicos (DEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário