Muitos profissionais utilizam o termo "Especialista", mas você sabe exatamente o que significa e quais os caminhos para um cirurgião plástico ser assim considerado?
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é um órgão oficial da Associação Médica Brasileira responsável pelo processo da formação de especialistas do Brasil.
Quando você escolhe um cirurgião plástico, membro da SBCP, pode ter a segurança de que este profissional fez 6 anos de graduação por uma faculdade de medicina reconhecida para obtenção do diploma e completou no mínimo mais 5 anos de residência médica regular, sendo 2 sem cirurgia geral e 3 em cirurgia plástica. Somente após esse processo, o cirurgião poderá ser classificado como Membro Aspirante e reúne condições e pré-requisitos para então prestar a prova para obtenção de Título de Especialista, expedido pela entidade (SBCP) e que envolve exames escritos e orais, além de avaliação curricular.
Somente a partir daí, se aprovado, o cirurgião plástico é considerado um Especialista em Cirurgia Plástica, passando a ocupar a categoria de Membro Associado. (Nem o Membro Residente nem o Membro Aspirante possuem o Título de Especialista).
Após um intervalo mínimo de 2 anos, o cirurgião plástico pode ainda se submeter ao concurso para Membro Titular da SBCP, que constitui a categoria mais elevada da entidade e envolve a apresentação de trabalho científico para uma banca examinadora com uma rigorosa avaliação curricular do candidato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário