Bichectomia, que é a retirada total ou parcial da Bola de Bichat, está entre as cirurgias mais solicitadas pelos cirurgiões plásticos e dentistas na atualidade. Seu nome aparece de diferentes formas, tais como, gordura de Bichat, Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal e apresenta-se como uma bolsa de gordura presente na região da bochecha, entre o maxilar e a mandíbula.
Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
A finalidade da bichectomia é puramente estética:reduzir o volume das bochechas para afinar o rosto.
Por ser uma cirurgia delicada do rosto, o local onde se encontra a bolsa de gordura é rodeada de nervos, vasos e canais salivares, um corte acidental pode ocasionar uma paralisia facial ou lesionar o canal parotídeo (canal por onde sai a saliva), por isso deve ser realizada por profissionais qualificados e habilitados, que conheçam bem a anatomia da região do rosto, evitando-se assim intercorrências, complicações e insatisfação.
No entanto, esta cirurgia é controversa para alguns profissionais, pois essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas de gordura poderiam acarretar em uma aparência mais envelhecida, principalmente se for feita a retirada total.
A bola de Bichat não sustenta nenhum tecido. A perda de colágeno, diminuição da tonicidade muscular e a perda óssea são fatores naturais do envelhecimento e remover a bolsa de gordura não vai adiantar esse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário