quarta-feira, 26 de abril de 2017

Prótese ou Implante de Silicone? Existe diferença?

Usualmente e no dia a dia os termos Implantes e Próteses Mamárias são usados sem distinção para nos referirmos ao mesmo dispositivo médico que é utilizado na mamoplastia de aumento com o objetivo de aumentar os seios, alterar a sua forma e dar-lhe mais consistência.
Apesar do uso indiferente destes termos, se formos criteriosos, não se deveria de fato usá-los para nos referirmos ao mesmo dispositivo médico. Vejamos melhor:

Prótese:
Em termos gerais, a designação "Prótese" é dada a um objeto usado para substituição de um membro, total ou parcialmente por uma peça artificial quando ocorre extração ou amputação do mesmo. Por exemplo: uma pessoa que sofreu um trauma que acarreta em perda de uma de suas mãos ou até de dedos, uma das alternativas é usar uma prótese de mão ou dedos, feita de material sintético que pode ter, inclusive, movimentos estimulados pelos músculos que restaram da amputação. 
Da mesma forma, uma prótese de mama seria na realidade um material sintético semelhante a da outra mama e com função de cobrir a sequela de um trauma que motivou a ausência desta mama.
 


 


 

Implante:
Implante é o objeto acrescentado ou introduzido em alguma região do nosso corpo. No caso do implante de silicone nas mamas, por exemplo, o que se acrescenta é o volume, pois a mama já existe, obtendo então somente um volume maior.


Portanto, o termo correto a ser usado quando tratamos da cirurgia plástica de mamoplastia de aumento é: Implante de Silicone e não Prótese de Silicone. Porém, o uso do termo "prótese de silicone" para se referir a cirurgia de mamoplastia de aumento ou de implantes de silicone se popularizou de uma forma tão grandiosa, que tanto os profissionais da área médica quanto as pacientes utilizam instintivamente uma ou outra designação para se referir a essa cirurgia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário