quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Por que Fiquei com Manchas Escuras Depois da Lipo???

A primeira coisa importante que você precisa saber é que o aparecimento de manchas roxas, as conhecidas equimoses pós lipoaspirações, é muito comum.
O artigo sobre equimoses e hematomas já foi publicado neste Blog. Clique aqui se quiser acessá-lo 

Essas manchas roxas estão relacionadas com traumas cirúrgicos, rompendo vasos sanguíneos e extravasando sangue para o tecido subcutâneo, pele, músculos, etc


Este sangue extravasado é rico em óxido de ferro e oxigênio, que está nas hemáceas (células vermelhas do sangue). Essas substâncias das hemáceas é que colorem a pele, deixando o local roxo.

Conforme o organismo vai cicatrizando as lesões, ocorre a metabolização dessas substâncias, fazendo com que mudem de cor, do preto para o roxo, em seguida vem o verde, porque é gerado um produto que é chamado biliverdina. Posteriormente a coloração vai ficando mais amarelada, que é a bilirrubina e a hemossiderina.

A diferença na coloração está relacionada com o tempo de evolução da equimose, e pelo fato das diferentes colorações, dá para saber, mais ou menos, quanto tempo tem de evolução aquela mancha na pele.
Até 48 horas após a lesão, a pele vai ficando rosada e avermelhada, e posteriormente, em torno de 2 a 3 dias, é que vai ficando da cor preta-arroxeada. Em torno de 7 a 10 dias, estará verde-amarelada. A partir do 20º dia, já estará desaparecendo esta coloração.

Logicamente que esse processo está relacionado com as diferenças individuais e de cada paciente.



Mas, e se no lugar das mancha roxa da lipo, ficou uma mancha escura, bege ou acastanhada????

Estudos científicos mostraram que as manchas “cor de café com leite” após a lipoaspiração podem ocorrer em até 30 % dos casos.

Mas a boa notícia é que esses estudos também mostraram que essas manchas somem espontaneamente, sem a ajuda de cremes, laser ou qualquer tratamento que seja.

Estima-se que 80% das manchas desaparecem completamente após um período de 6 a 24 meses. Esses dados foram retirados de um dos principais estudos realizados sobre o tema.



Os mecanismos que levam a formação das manchas escurecidas pós lipoaspiração são basicamente 2: a deposição de hemossiderina na derme e a hiperpigmentação pós inflamatória (ou reação inflamatória).

• Hemossiderina: O depósito dérmico de hemossiderina é o principal responsável pelas manchas. A hemossiderina é uma substância derivada da degradação da hemoglobina, que é o pigmento contido nos glóbulos vermelhos, responsável pela cor vermelha do sangue. Esse tipo de mancha acontece porque há o extravasamento de sangue e quando coagula no tecido subcutâneo e vasos, esse sangue fica “preso”. Com o processo de degradação, o pigmento acaba sendo depositado na derme, como uma tinta de tatuagem.

•Hiperpigmentação Pós Inflamatória: Uma outra possibilidade de mancha são as derivadas da reação inflamatória gerada pelo trauma cirúrgico, que ocorre devido a um excesso de produção de melanina pelas células da nossa pele em resposta à agressão sogrida.

Todo tipo de interferência externa na pele pode causar manchas escurecidas.
Indivíduos de pele morena tem mais chances a esse tipo de mancha do que nas peles mais branquinhas.

A exposição solar é contra indicada enquanto persistir a equimose, inclusive quando estiver de cinta, e roupa, pois os raios solares penetram nos tecidos (então indico que use filtro solar no local da equimose e camisetas com fator UV). O sol, mesmo com exposição indireta, estimula a pigmentação nessas áreas.

Outro fator que pode piorar esse tipo de mancha é o uso de antibióticos da família dos tetraciclinas.

E o que posso fazer se ainda tenho manchas após 24 meses?

Talvez precisará de tratamento dermatológicos e de medicamentos tópicos para o seu tratamento.

As manchas que ocorrem pela reação inflamatória (hiperpigmentação pós inflamatória) geralmente respondem bem a cremes clareadores e ácidos, como a hidroquinona, ácido glicólico, ácidos hidroxílicos e ácido retinóico (tretinoína).
Outros ácidos que também podem ser usados são o ácido azelático, o ácido fítico e o ácido kójico. As concentrações e formas de utilizar variam de caso para caso.

Já aquelas manchas que ocorrem pós deposição de hemossiderina (pigmento do sangue) são mais difíceis de serem tratados e respondem pouco ao tratamento com cremes. Nesses casos, geralmente há indicação de procedimentos como a Luz Intensa Pulsada LIP e o Laser.


28 comentários:

  1. Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de elogiar o post, me parece bem técnico. O que seria essa ultima foto? Pois ela parece com o que possuo, as vezes fica mais avermelhada. Fui a 3 dermatos e todos dizem que não sabem o que é. O fato e que fiz lipo a 5 anos e as manchas não saem. Teria mais dicas de tratamento caso seja Hemossiderina? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  2. Também estou com esse problema pós lipo, vou tentar a luz pulsada e ácidos.

    ResponderExcluir
  3. A minha tem 3 anos, e também não some. Já fui em vários dermatologistas. Quem "descobrir" o possível tratamento por favor nos informe! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure alguma profissional de estética que trabalhe com método da nany Mota se vc for de São Paulo procure a Nany Mota

      Excluir
  4. A minha tem 6 meses e em consulta com meu dermatologista, o mesmo me informou que um estudo recente do qual ele participou indica que essas manchas escuras são em decorrência da quantidade de ferro em nosso organismo no momento da cirurgia, e que para melhorar somente com doação de sangue para que o mesmo possa fazer a troca. Amanhã irei doar e vou ver como vou reagir. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz a 9 meses lipoaspiração,e tbm me encontro na mesma situação da ultra foto. Meu cirurgião pediu pra fazer doação de sangue,mas não vi diferença. Voltei lá depois da doação e me mandou usar óleo de tosa mosqueta,mas ainda não usei.

      Excluir
    2. Digo da Última foto*

      Excluir
  5. A minha cirurgia tem mais de 6 meses, daí precisei fazer uma correção e adquiri mais hiperpigmentação! Minha dermatologista pediu pra eu fazer SANGRIA (Quem fez cirurgia menos de 6 meses não pode doar sangue) então por isso ela recomentou sangria terapêutica por excesso de ferro no sangue! Me parece ser um estudo novo, eu fiz há 4 dias, ela disse que em 3 semanas vou conseguir ver uma melhora!

    ResponderExcluir
  6. Fiz lipoaspiração há 1 ano e estou com manchas ainda estou tentando de tudo,usei cremes clareadores, laser, fiz luz pulsada, sem sucesso. Tomei sol (achando que pudesse melhorar mas pelas informações o ideal seria não tomar :(
    A questão de ferro no sangue me disseram tbm mas acredito que não seja pois meus exames estão normais, uma médica inclusive me indicou doar sangue (alguém que tenha doado poderia me informar se deu certo?) estou desesperada já com medo de ficar p/ sempre assim. Alguém que passou por isso e soube como resolver poderia nos informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi… faz mais de 5 anos que fiz uma lipo e ainda tenho manchas. Se vc já vez a doação, poderia me dizer se funcionou?

      Excluir
  7. Fiz lipo a 1 ano e meio e ainda tem várias manchas. Com o tempo melhorou, mas não sumiu. É muito triste, pois fazemos a lipo para melhorar a aparência e continuo com vergonha de colocar o boquini. Após a lipo descobri que tenho hiperpigmentação, qualquer área do corpo que fica machucada fica escura. 😢
    Não perco as esperanças. Estou fazendo um tratamento com peling, no qual a pele é descamada.

    ResponderExcluir
  8. Fiz abdominoplastia e lipoescultura ha quase 9 meses e as minhas manchas não somem. As das coxas estão cada dia piores. Já usei cremes clareadores indicados pela minha dermatologista e nada aconteceu. Fiz ozônio terapia com minha fisioterapeuta dermato funcional e nada aconteceu. Fui no vascular e ele disse que não tem nada ligado a vasinhos e varizes. Em junho terei retorno com meu cirurgião plástico, vamos ver o que ele falará, pois até agora não deu explicação e nem solução.

    ResponderExcluir
  9. Olá fiz lipo com Renuvion com a Dra Beatriz Formigueri em Cuiaba, fazem 7 meses e minhas pernas estao horríveis com manchas rochas, acredito que ela lipou as pernas, e essas manchas não saem, é muito tristedepois de 7 meses de cirurgia, muito gasto, e a gente não poder usar um shorts ou saia😭 e o pior é que a médica não quer nem saber

    ResponderExcluir
  10. Meus amores eu tbm fiz já 9 meses e tbm fiquei com manchas nas costas tipo queimadura.. tenho certeza que isso não tem nada haver com pigmentação ou ferro… já li muito sobre isso tá prejudicando muito o psicológico das pessoas pois faz pra ficar bonita mais deixa uma cicatriz eterna.. deveríamos nos juntar e fazer alguma coisa por que tem muita gente assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!!! Várias comentaram que iriam fazer tratamentos que os médicos sugeriram, mas ninguém volta para relatar o resultado

      Excluir
    2. Um absurdo os médicos não serem honestos e dizer ANTES que isto pode acontecer! 😢

      Excluir
  11. Estou com 4 meses que fiz uma mine lipo no quadril , há um mês minha médica passou um clareador chamado glyquin (notei que já amenizou um pouco ) mas fico preocupada de não sair 100%.

    ResponderExcluir
  12. Já comentei acima e vou relatar novamente. Acabei de voltar da dermatologista ( 11 meses de cirurgia) para ver os resultados de diversos exames, inclusive de autoimunidade e biópsia das manchas. Todos os índices normais e a biópsia sugeriu uma púrpura nas manchas avermelhadas, mas a Dra já havia diagnosticado. Às castanhas ficaram novamente inconclusivas. Ela acha que é a hemossiderina, mas os exames não acusaram. Novamente receitou cremes clareadores , retorno no cirurgião plástico para ver se ele "se balança" e tentar a doação de sangue (comentei com ela que li aqui no blog), e consultar um hematologista.Em setembro irei para a praia e ela disse p eu não ficar nadinha no sol e usar roupa de surfista com proteção UV. Totalmente decepcionada!!!😥

    ResponderExcluir
  13. Sou esteticista e estou realizando um protocolo em una clientes com essas manchas. Usei em mim mesma e deu muito certo. Vamos ver agora com a cliente. (011) 9 66872343 em breve volto pra contar como foi. Esse é meu zap. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Página excelente, super esclarecedora, um problema real que acontece com frequência e não é divulgado nem mesmo avisado pelos médicos

    ResponderExcluir
  15. Fiz abdominoplastia há 10 anos, fiquei com uma mancha horrível na barriga (ela tem até uma depressão, escura e funda, aparenta ser no local em que foi passada a cânula. Já tentei diversas pomadas e cremes, nada funciona. As vezes ela coça bastante, as vezes não.
    Alguém já descobriu como melhorar a aparência dessas danadas?

    ResponderExcluir