segunda-feira, 9 de abril de 2018

Estômago Alto Depois da Lipoaspiração ou Abdominoplastia


Tenho recebido mensagens de muitas seguidores perguntando porque apresentam estômago alto (barriga estufada) se elas já se submeteram a lipo ou abdominoplastia.


O estômago alto pode ocorrer por diversas causas.

Essa sensação pode ser devido o inchaço pós cirúrgico.
O corpo precisa de alguns meses para se recuperar de um procedimento cirúrgico.
É importante que o pós operatório seja feito direitinho, com relação a alimentação, uso da cinta e sessões pós operatórias com profissional qualificado.

Mas, e quando a paciente relata perceber, além do inchaço, essa elevação acima do umbigo, não deixando a barriga “chapadinha”, principalmente quando sentam? O que será?


Esses motivos podem também estar relacionados com gordura visceral, flacidez da musculatura abdominal, biótipo, gordura subcutânea, flacidez de pele, gases e constipação.

Quando a paciente está mais gordinha, e vai fazer uma lipoaspiração ou uma abdominoplastia, ela pode apresentar gordura por baixo da pele (gordura subcutânea). Essa é gordura que conseguimos sentir entre os dedos quando pinçamos e é  retirada através da lipoaspiração.


Porém, a paciente também pode apresentar gordura nos órgãos, atrás do músculo. Essa gordura interna que é a gordura visceral.


A gordura visceral, ou intra-abdominal, é uma gordura depositada nos nossos órgãos internos, principalmente no intestino, deixando o abdômen mais globoso, e mesmo que se contraia a musculatura, a região superior acima do umbigo fica mais volumosa. É a gordura que empurra a musculatura para frente.

E como essa gordura se apresenta atrás do músculo, não é possível retirá-la nem com lipoaspiração e nem na abdominoplastia.
Esse pode ser um dos motivos da barriga não ficar retinha depois da cirurgia plástica.

Caso contrário, se tiver gordura visceral, só conseguirá uma barriga retinha se perder essa gordura interna através de uma prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.


Mas, descartando a hipótese de gordura visceral, se só fez lipo e ainda tem essa sensação, deve-se levar em consideração a possibilidade de flacidez abdominal, onde a musculatura não tem força de contração para “segurar” o conteúdo interno do abdome, mantendo-se frouxo, abaulado e globoso.



Com relação ao biótipo corporal, jamais uma paciente com biótipo genético de um corpo mais reto conseguirá adquirir um corpo “violão”, apenas curvas sutis, já que sua estrutura não possibilita um contorno tão marcado.
O biótipo oval e triângulo invertido apresentam diâmetros mais avantajados na região do tórax e cintura, e são os tipos de corpo que mais deixam a aparência de estômago alto.
Essas características corporais devem ser bastante discutidas entre médico-paciente para que a cirurgia plástica não cause esperanças e frustrações.



Se houver sobras de gordura subcutânea e de pele no abdome, isso causará dobras, deixando abaulamentos indesejados logo acima das bordas do gradil costal e acima do umbigo.
Por isso, a avaliação pré operatória, juntamente com exames de imagem são essenciais para a melhor conduta cirúrgica.




Gases e constipação também podem estar relacionados com o estômago alto.
Como todos sabem, o ar “sobe” quando estamos com muitos gases no estômago ou intestino, geralmente produzidos pela alimentação com predominância gasosa e pela deglutição (sim, nós engolimos ar a cada instante, que cai no estômago), e isso faz o estômago ficar distendido principalmente na parte superior do abdome.
E associado ao acúmulo de gases, devido a má alimentação, é comum o volume intra-abdominal ficar alterado devido ao acúmulo crônico de alimentos de difícil digestão e das fezes.




É importante saber que a cirurgia plástica só consegue atuar na gordura por baixo da pele, onde é possível ser pinçada entre os dedos, e depois da lipoaspiração ou abdominoplastia associada a lipo, esse pinçamento será menor.




Portanto, antes de pensar em pedir um reparo da cirurgia, deve-se investigar a verdadeira causa desta sua insatisfação, causada pelo estômago alto, e também, conversar com o seu médico antes da cirurgia, o real possível a se atingir para que não haja idealizações de um corpo que ele jamais poderá te oferecer.


24 comentários:

  1. muito esclatecedor, algumas de minhas queatões, foram respondidas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas suas ponderacoes dra!Parabens pelo seu trabalho!!Excellente.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com estômago muito alto e molhe apos a abdominoplastia bem abaixo dos seios. Pq isso acontece fui ao cirurgião ele me disse q poderia ser excesso de pele ou pq a pele não colocou isso procede? Me disse q a única solução era me abrir de novo ? Tem outra forma disso melhorar sem eu precisar refazer a cirurgia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia eu também tenho a mesma dúvida infelizmente o mesmo problema vc ja teve alguma novidade quanto a sua pregunta...eu ainda estou de revisão e a minha cirurgia vai fazer 7 meses mas vejo meu estômago ainda muito avantajado e isso me causa muito desconforto.

      Excluir
    2. tambem tenho mesmo problema. ja fiz retoque e nada adiantou. apesar de muitas indicacoes e muitos sucessos eu realmente fui a escolhida para o ERRO do medico. as costas, a cintura, o seio, a pele acima do umbigo, a pela abaixo do seio... Gastei para cirurgia, gastei para retoque... e fiquei apenas mais pobre porque de nada adiantou. pra falar a verdade, tava mais bonita antes. era fofinha mas era um fofinha natural e por igual. Hoje estou fofinha com deformacoes. Fui para cirurgia e sai de la com mesmo peso que entrei, com 68,5kg e , ate hoje ( apos 24 meses) estou com 67kg. Nao engordei nada apos cirurgia para dizer que o erro foi meu... Nao sei explicar minha frustração. Agora é gastar com psicologos, peiquiatas....seila...

      Excluir
  4. Olá fiz abdominoplastia e estou com uma bola enorme em cima do umbigo será que tem oque fazer para diminuir

    ResponderExcluir
  5. Minha abdominoplastia com lipo tem 1 ano e 4 meses. Sinto o estômago alto e quando senti fica um pneusinho. Isso não poderia acontecer. Será que foi porquê emagreci bastante

    ResponderExcluir
  6. Fiz a abdominoplastia há 15 dias mas a diferença é pouco, porque ainda tou inchada.É normal estar ainda inchada.

    ResponderExcluir
  7. Fiz abdominoplastia a 1 ano e meio e fiz lipo para retirada de uma seroma pós cirúrgico a 4 meses, e mesmo assim continuo com a barriga abaulada. O que pode ser? O que posso fazer para obter o resultado esperado?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz tem 4 meses ,e esse i?inchaço tbm tenho ,vou procurar o medico pra ver,Pq e um desconforto

    ResponderExcluir
  9. Ótimo esclarecimento. O médico avaliou e disse que o problema depois da lipo, é a gordura visceral. Porém não compreendi direito o que é essa gordura. Agora entendi. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Fiz abdominoplastia faz 8 meses e ainda estou com o estômago alto

    ResponderExcluir
  11. Já faz 3 anos que fiz abdominoplastia mas sinto muito desconforto e até dor estômago alto e embaixo do umbigo é duro e dói e ainda fiquei com quelóide.. triste 😢

    ResponderExcluir
  12. Fiz 6 meses de abdominoplastia porém o resultado não foi satisfatório estou com uma bola acima do umbigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc resolveu seu problema , estou na mesma situação com 68 dias de abdominisplastia e muito duro embaixo do umbigo e muito alto tbm

      Excluir
  13. estou com 6 meses de lipoescutura com exerto no bumbum abdomioplastia e mnha barriga ta muito grande igual gravida d 4 meses, usei cinta por 5 meses e 15 dias e muitas drenagens e tenho 1:77 d altura e 55 kilo operei com 56 ja estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga estou com mesmo problema seu , vc fés reparo ?

      Excluir
    2. Oi amiga estou com mesmo problema seu , vc fés reparo ?

      Excluir
  14. Fiz cirurgia a 1 ano abnoplastia e tive q fazer reparo vou ter q fazer outro reparo amanhã pq estou com um ovo de gordura no umbigo já estou ficando frustrada,😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu com cirurgia mais o médico disse o que e

      Excluir
  15. Fiz abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia a 36 dias minha barriga continua muito inchada e com um abaulamento acima do umbigo do lado direito, estou fazendo drenagens usando cinta e placas abdominais, será que vai sumir, estou arrasada!

    ResponderExcluir
  16. Estou com 16 dias de cirurgia. Estou um um abaulamento acima do umbigo. Médico disse que é inchaço. Mas, pelo tanto de comentários que estou vendo de pessoas com mais de 6 meses de cirurgia e o problema continua, já estou ficando bem contrariada. Nunca tive estômago, aliás, era bem magra nessa região. Será que tem conserto?

    ResponderExcluir