domingo, 20 de maio de 2018

Fibrose Tem Tratamento


A fibrose se  inicia após uma agressão cirúrgica. As células lesionadas estimulam uma resposta fisiológica de reação inflamatória que são substituídas por tecido cicatricial composto fundamentalmente por fibras de colágeno.

O processo continua na fase proliferativa com deposição de um novo tecido para preencher os espaços lesados, chamados de tecidos cicatriciais , seguindo para o processo de reparação. 

A fibrose é classificada em 3 tipos: nodular, cordão ou placa, e são vários os fatores que podem influenciar no aparecimento ou agravamento das fibroses. 

O cirurgião deve orientar sobre os cuidados pós operatórios e encaminhar o paciente o quanto antes para que o fisioterapeuta inicie o tratamento adequado. Existem recursos específicos de grande eficácia como a terapia manual, que é uma técnica de manipulação passiva.  

Aparelhos como Ultrassom, Manthus, Radiofrequência ou qualquer outro recurso eletroterapêutico não são proibidos na fibrose, porém devem ser ser feitos no momento certo, respeitando as fases cicatriciais, e impedindo o agravamento da fibrose . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário