quinta-feira, 14 de abril de 2016

(Parte 2) - Gordura Marrom, Gordura Branca e Gordura Bege – Entenda a Diferença



Curiosidades Sobre as Gorduras no nosso Corpo
1.Se eu emagrecer, elimino as células de gordura excedentes?  

Pessoas obesas ou com sobrepeso, com células de gordura em maior quantidade, quando emagrecem têm mais facilidade para engordar novamente porque as células têm memória: elas não são eliminadas, só permanecem ‘murchas’ no corpo, e pelo fato de estarem murchas, enviam estímulos ao cérebro que alertam para a fome. Por isso é importante a alimentação saudável desde a infância e a adolescência para evitar a formação dessas células de gordura corporal em excesso, o que pode dificultar o emagrecimento na fase adulta.
2.Quando eu engordo, produzo mais células de gordura? E as já existentes, se multiplicam?

Não. A célula de gordura, por si só, não é capaz de se multiplicar. Nós só criamos células de gordura até os 18 anos, aproximadamente, a não ser na obesidade mórbida e em casos raros e patológicos. "Depois disso, quando a pessoa engorda ou emagrece, não é porque a quantidade dessas células aumentou ou diminuiu de quantidade, mas porque inflaram ou esvaziaram a quantidade já existente", diz Alexandre Senra, cirurgião plástico do Hospital Israelita Albert Einstein. Portanto, os vilões são os maus hábitos, o stress e a má qualidade do sono.
3.A gordura dos seus glúteos é mais saudável do que a gordura em sua barriga?  

                    

A gordura da barriga, também conhecida como gordura visceral, é muito mais sensível ao hormônio do estresse cortisol em comparação com a gordura nas coxas e bumbum. Portanto, quando o estresse bate forte, quaisquer calorias extras consumidas são mais propensas a irem parar em torno de sua cintura. A gordura da barriga também é muito mais inflamatória do que a gordura localizada em outras partes do corpo. O óleo de peixe (que contém Ômega3) e probióticos podem ajudar a evitar o problema e você pode encontrá-los em forma de pílula.

4.Primeiro você queima calorias, depois você queima gordura?  

O termo “queima de gordura” é muito utilizado nas academias, mas é errado utilizá-la como uma expressão da perda de peso. Antes de “queimar” gordura, você queima calorias, se essas calorias forem provenientes de carboidratos armazenados (glicogênio e de açúcar no sangue).

5.A gordura afeta o seu humor?  


Quando se deseja perder peso e o contrário acontece, isso tem um impacto direto no bem-estar da pessoa que se sente frustrada por não atingir o objetivo. Porém, a alteração de humor não se resume a isso. O excesso de gordura, especialmente em torno de sua barriga, ativa um ciclo de inflamação e liberação de cortisol que é apontado como um hormônio que pode facilitar o aparecimento de transtornos de humor graves, como transtorno bipolar.

6.Mesmo pessoas magras podem ter celulite? 

                


Os temidos furinhos causados por gordura sob a pele, (conhecida como gordura subcutânea), são muito temidos também pelas mais magras. A pele que se sobrepõe a essa gordura é criada pelos tecidos conjuntivos que ligam a pele ao músculo subjacente, e a gordura fica “presa” entre essa pele. Para ter essa aparência ondulada que a celulite causa, não é necessário ter uma grande quantidade de gordura.

7. A gordura marrom melhora o metabolismo de açúcar no sangue?  



A gordura marrom pode ter propriedades únicas de combate a diabetes: As pessoas com níveis de glicose inferiores tendem a ter mais gordura marrom do que aqueles com níveis mais elevados, o que indica que ela pode desempenhar um papel direto no controle da glicose. Um grupo de investigadores, por exemplo, descobriu recentemente que uma determinada proteína na gordura marrom parece aumentar o metabolismo de gordura branca. Quando eles estudaram uma linhagem de camundongos experimentais que estavam faltando esta proteína, os ratos gastavam menos energia, ganharam peso e desenvolveram diabetes.

8. A gordura marrom pode aumentar o seu ponto de regulação metabólica?  



Este ponto de referência é o nível de peso corporal em que o cérebro automaticamente começa a retardar a atividade metabólica, tornando-a mais difícil de perder peso adicional. Acelerando a atividade metabólica, a gordura marrom pode ajudar a combater a desaceleração metabólica que ocorre quando as pessoas começam a fazer dieta. Se alguém é capaz de queimar um extra de 200 ou 300 calorias por dia através de sua gordura marrom, que é o suficiente para lançar uma libra de gordura corporal em apenas um par de semana. O impulso de queima de calorias provenientes de gordura marrom pode ser suficiente para reverter esse ganho de peso e ajudar as pessoas mais velhas a manter a gordura corporal que tinham como jovens.

9. Para ativar a gordura marrom, exponha sua pele a temperaturas mais baixas  


As temperaturas frias enviam um sinal para o cérebro, que então age para estimular a atividade de gordura marrom de duas maneiras: por agir no sistema vascular diretamente para aumentar o fluxo sanguíneo para os depósitos de gordura marrom e enviando impulsos nervosos para células de gordura marrom que estimulam seu adicional aumento em atividade celular. A qual frio que você tem que estar? Os pesquisadores descobriram que sentado em uma sala de 59 ° F durante duas horas vestindo roupas de verão irá estimular a gordura marrom para queimar um extra de 100 a 250 calorias, dependendo do indivíduo.
Em outro estudo, pesquisadores suecos descobriram não só que todos os indivíduos tinham depósitos de gordura marrom detectáveis, mas que a exposição adicionada à água gelada impulsionou sua atividade gerar calor de 15 vezes mais.



10. Exercício  

Para aumentar a queima da quantidade de calorias durante o exercício, estimulando suas reservas de gordura marrom durante o treino, procure ambientes e roupas mais frescas. Exercícios em ambientes com temperaturas quentes não ativam a gordura marrom para ajudar na queima do excesso de calorias armazenados na gordura branca. Ainda melhor: Certifique-se que sua pele é exposta porque a evaporação do suor durante o exercício contribui para o efeito de esfriamento. O que você não quer fazer, aumentar a temperatura corporal quanto você transpirar por impedir que o suor evapore enquanto você se exercita. Este ambiente mais quente vai realmente encerrar a atividade de gordura marrom.

11. Considere um baixo teor de gordura, dieta rica em carboidratos

Embora não haja nenhuma evidência firme de que todos os alimentos ou nutrientes específicos podem ativar a gordura marrom, é interessante notar que os radiologistas que querem diminuir a atividade de gordura marrom ao fazer exames em pacientes com câncer, porque o calor gerado pela gordura marrom ativada faz com que seja mais difícil de ver o tumor em atividade relacionada e recomendam que os pacientes comam um elevado teor de gordura, dieta baixa em carboidratos antes de exames específicos, com o fundamento de que esta reduz a ativação da gordura marrom. Isto sugere que um baixo teor de gordura e dieta rica em carboidratos irá aumentar a atividade de gordura marrom.

12. Coma mais maçãs com a casca 


Ácido ursólico, uma substância que ocorre em altas concentrações nas cascas de maça, aumentam a massa muscular e de gordura marrom, enquanto ao mesmo tempo reduzir a obesidade e melhorar a tolerância à glicose. Outros alimentos que contêm ácido ursólico incluem: amoras, ameixas e ameixas secas, bem como o orégano, tomilho, lavanda, manjericão, mirtilo, garra do diabo, folhas de hortelã-pimenta, caramujo, e espinheiro. Os estudos em animais, também descobriram que a erva melão amargo parece aumentar a atividade da gordura marrom em nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário