terça-feira, 31 de maio de 2016

Arnica ou Hirudoid? Qual é o mais indicado para usar no Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas?

Arnica
Da mesma família do girassol, a arnica é uma planta que pode ser usada para o alivio de dores e do inchaço, repelir insetos e amenizar coceiras causadas por eles, tratar verminoses, irritações de pele, cicatrizar furúnculos e até como desinfetante de ambientes. Além disso, tratamentos para oleosidade e queda de cabelo também utilizam a arnica. Apesar de todos estes benefícios, o assunto que vamos enfatizar é o poder da arnica como analgésico, anti-inflamatório, e principalmente para a redução de hematomas e equimoses.


Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) a arnica é um excelente remédio para tratar as manchas roxas, isto se dá ao fato da erva  possuir substâncias como a Inolina e a Quercitina em sua composição as quais têm efeito analgésico e anti-inflamatório (que é indicada para auxiliar na cicatrização de feridas), e combater hemorragias de ferimentos.

Um outro estudo realizado no Instituto de Tecnologia da Califórnia, na cidade americana de Pasadena, também comprovou sua eficácia, pois um farmacêutico norte-americano, Michael J. Quinn, em colaboração com cirurgiões plásticos elaboraram um estudo com Arnica 12Ch (Ch corresponde a diluição) em regime de ingesta depois da cirurgia, num total de 12 tomas de Arnica. 
O resultado foi estatisticamente significativo com uma forte redução dos hematomas e da tumefação. O grupo de controle, que não tomou Arnica, teve uma recuperação 50% mais longa e 41% mais de hematomas 7 dias após a cirurgia. 
Através deste estudo pode-se concluir que a Arnica 12Ch é completamente eficaz. Daí o interesse cada vez maior por cirurgiões plásticos estarem indicando no pós-operatório de algumas cirurgias plásticas. 
Alguns autores e cirurgiões relatam que por a arnica ter efeito anticoagulante, usar antes da cirurgia não seria benéfico, podendo causar mais sangramento.

Posologia

* Solução oral/gotas: 15 a 20 gotas de 2 em 2 horas nos casos agudos, durante 3 a 5 dias e depois 3 a 4 vezes ao dia. 
Glóbulos: 15 a 20 glóbulos de 2 em 2 horas nos casos agudos, durante 3 a 5 dias e depois de 3 a 4 vezes ao dia. 
* Comprimidos: 2 comprimidos de 2 em 2 horas nos casos agudos, espaçando conforme melhora durante 3 a 5 dias e depois, na fase de manutenção, 3 vezes ao dia.
* Pomada ou Gel: é feita do extrato de flores verdes da arnica e seu uso é externo. Espalhar uma camada do produto sobre o local afetado, 2 a 3 vezes ao dia acompanhada de uma leve massagem para maior penetração e potencializar seus efeitos.

 Hirudoid
O Polissulfato de Mucopolissacarídeo (PMS) é indicado nos quadros clínicos e nos processos em que é necessária uma ação anti-inflamatória, anticoagulante, antitrombótica, diminuição de edemas e hematomas.
Sobre a redução de hematomas e equimoses, o polissulfato de mucopolissacarídeo tem vários efeitos sobre a coagulação sanguínea e a função plaquetária.


Estudos em primatas e investigações farmacológicas em seres humanos mostraram que, após administração tópica do PMS, hematomas são absorvidos mais rapidamente quando comparado com placebo. O tempo médio para a redução foi de 50% dos hematomas com quatro dias de uso no grupo placebo, e de 2 dias no grupo tratado com o polissulfato de mucopolissacarídeo.
O Gel é especialmente adequado para o tratamento combinado com fonoforese (ultrassom).


Posologia e Precauções

Aplicar uma camada, de preferência Gel, sobre toda a extensão da região afetada, friccionando levemente para intensificar a ação anticoagulante 3 a 4 vezes ao dia, de acordo com a necessidade e indicação médica.
O produto deverá ser aplicado até o desaparecimento das manchas roxas. Geralmente a duração do tratamento é de dez dias. O processo de recuperação é bastante individual.
É esperado que após 14 dias de tratamento contínuo, os sintomas não voltem após o término do tratamento.
Não deve ser usado em feridas abertas, nem em mucosas (ex. dentro da boca, nariz, ânus, etc).

Enfim, qual é o mais indicado?

Esta resposta é particularmente minha, relacionada com meus 14 anos de experiência nos atendimentos pós -operatórios de cirurgias plásticas. As chances de ter menos equimoses após uma lipoaspiração, por exemplo, seria usar a arnica via oral por 10 dias antes da cirurgia e 10 dias depois, e o Hirudoid Gel nas manchas assim que houver liberação médica, até cessarem. A arnica fortalece a parede dos vasos causando menos sangramento na cirurgia e o Hirudoid é "milagroso" obtendo nítida melhora de um dia para o outro.

8 comentários: