terça-feira, 3 de maio de 2016

(Parte1) - Perguntas Frequentes sobre a Lipoaspiração e Lipoescultura

Perguntas Frequentes  Lipoaspiração e Lipoescultura

1)Qual a diferença de lipoaspiração e lipoescultura?  


















Lipoplastia é o termo usado de forma genérica para o tratamento da gordura subcutânea com finalidade estética. Lipoaspiração é o nome dado à intervenção cirúrgica que consiste em retirar os excessos de gordura de áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor do contorno corporal.

Lipoenxertia é sinônimo da lipoesculltura. Embora lipoescultura não seja um termo técnico, tem sido usado popularmente para denominar a realização em conjunto de lipoaspiração com lipoenxertia. A gordura do próprio paciente que foi retirada, é usada para ser enxertada em outras partes do corpo ou face, com isso, pode realizar preenchimentos estéticos, tratar depressões superficiais, depressões de celulite, sulcos, determinadas rugas e cicatrizes deprimidas.

2) Em quais regiões pode ser feita a lipoaspiração?
 
  
  


A lipoaspiração é feita para a retirada de gordura localizada e pode ser realizada em locais de acúmulo de gordura, como abdômen, flancos, costas, pernas, braços, queixo, pescoço, bochechas. Não se faz lipoaspiração em regiões de articulação, como cotovelos, tornozelos e parte posterior de joelhos.

3) Quem são os pacientes indicados para realizar a lipoaspiração?  
 



*Pacientes com gordura localizada que estejam no peso ideal ou próximo dele; pois a cirurgia é feita para modelar a silhueta e não uma substituta para a perda de peso;
*Pacientes que tem áreas distintas de gordura localizada, desproporcionais ao resto do corpo ou face;
*Jovens e meia idade, saudáveis, com pele firme e elástica, visto que a lipoaspiração não retira pele e a presença de sobra de pele após a cirurgia dependerá da capacidade de retração da pele;
*Pacientes que tentaram eliminar a gordura através de dietas e exercícios, sem sucesso;
*Portanto, são três os itens observados a fim de avaliar se o paciente terá bons resultados: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e localização desta gordura.

4) É verdade que vou emagrecer com a lipoaspiração?  
Não. Evidentemente existirá uma redução de peso, variável conforme o volume corporal de cada paciente. Contudo, não são os "litros" retirados, que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que assumirão o contorno corporal. Não há uma preocupação primordial de emagrecimento. Pessoas que necessitem perder peso ainda não estão em condições de realizar este procedimento. 

5) Quando se associa a lipoescultura com a lipoaspiração?





Há casos em que se retira gordura de determinadas áreas e aproveita para enxertá-la em outras regiões afim de aumentar volume ou preencher depressões. Parte dessa gordura pode ser reabsorvida, portanto, cuidados especiais no tratamento da gordura e do pós-operatório podem propiciar maior possibilidade de sucesso.


6) É possível fazer uma lipoaspiração estando bronzeada?
 


Sim, mas apenas se o paciente tomou todos os cuidados para garantir um bronzeado seguro e adequado, usando protetor solar e mantendo a pele bem hidratada. Se o paciente abusou do sol, sua pele ficará muito sensível para ser submetida a qualquer tipo de procedimento. A própria assepsia pode piorar a queimadura local, prejudicando o tratamento cirúrgico. Também há o risco de haver hipo ou hiperpigmentação no local da perfuração com as cânulas, já que há concentração de melanina na epiderme por causa do bronzeado. O ideal seria não se bronzear na véspera da cirurgia para que esta não seja comprometida.
7) Qual anestesia é usada? 



Vai depender de quanto de gordura será lipoaspirada. O cirurgião plástico poderá utilizar desde a anestesia local ou com sedação (medicações que propiciam o sono), peridural ou geral.

8) Quanto tempo dura a cirurgia?  

Varia de acordo com a área a ser lipoaspirada e se será uma cirurgia associada a outra. Calcula-se geralmente como base, em torno de 1 a 2 horas para uma lipoaspiração simples de abdômen ou de culotes. Só o médico poderá informar o tempo total. O tempo do ato cirúrgico não é o mesmo desde a saída do paciente do quarto, nem o de permanência no centro cirúrgico. Esse período envolve preparação anestésica, ato cirúrgico e recuperação pós-operatória, até que o paciente volte para o quarto.


9) Qual é o período de internação?

De 8 a 24 horas, variando com a extensão e se tem associação com outros procedimentos cirúrgicos.


10) É necessário usar dreno?  

Isso vai depender da necessidade do médico no decorrer da cirurgia. Normalmente nas pequenas lipoaspirações não se usa dreno. Já nas grandes, pode ser usado por alguns dias (média de 3 a 10 dias), pois nos primeiros dias há grande quantidade de secreção e sua retirada através do dreno, reduz o edema (inchaço) e a equimose (rochidão).











CONTINUAÇÂO EM PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário