terça-feira, 9 de maio de 2017

Aréola ou Auréola???

Auréola

Substantivo feminino, significa anel luminoso ou peça geralmente de metal, circular ou semilunar, com que pintores ou escultores frequentemente circundam a cabeça de personagens sagradas. 



Aréola

Palavra muito confundida entre as pessoas, a aréola faz parte da anatomia humana.


Externamente é recoberta por pele que em sua região central, apresenta-se como uma área de coloração mais escura, formando o completo aréolo-papilar ou aréolo-mamilar.

Anatomia: Ele é composto de 2 estruturas: aréola e papila. Normalmente é desprovido de pêlos, e está localizado aproximadamente na altura no 4º arco costal.

A aréola tem forma circular e tamanho variado. Nela são encontradas glândulas sebáceas especializadas, conhecidas como tubérculos de Montgomery, que durante a gestação se hipertrofiam. Nessa região há grande quantidade de terminações nervosas sensitivas, como os corpos de Ruffini e os corpúsculos de Krause.
Tubérculo de Montgomery
Do centro da aréola, emerge a papila, ou também chamado de mamilo, que é a projeção localizada no ápice da mama. Está localizado no centro da aréola e possui formato cilíndrico. Sua pele é semelhante a da aréola, mas não possui glândulas sebáceas. Possui de 10 a 20 orifícios que correspondem à desembocadura dos ductos ou canais de condução do leite materno, durante a amamentação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário