quarta-feira, 3 de maio de 2017

O que é Simastia???

Você já ouviu falar em Simastia? Este é o nome dado ao descolamento da pele entre os seios, o que faz com que se forme uma espécie de ponte entre as mamas, a qual as mantém "coladas"



O que é Simastia?
Simastia trata-se da junção das mamas no sentido medial, com a consequente perda do sulco intermamário, formando uma ponte de tecido comunicando o contorno de ambas as mamas.Ou seja, as mamas ficam com um aspecto unido, como se estivessem coladas.

A simastia não pode ser confundida com um edema, que é criado pelo próprio corpo como um depósito de líquido (linfa) entre os seios. Fato comum que pode ocorrer em algumas pacientes após a cirurgia de mamoplastia de aumento. Este inchaço pode permanecer por 15 a 20 dias.

Causas:
Naturalmente sua origem é congênita e está associada a mamas hipertróficas (grandes), e geralmente simétricas.
Apesar de isso não ser comum acontecer, a simastia pode surgir após a colocação de implantes mamários com volume exagerado em relação ao tórax e por deslocamento cirúrgico excessivo na linha do esterno na hora de confeccionar a loja, (espaço em que se acomodará o implante).
Isto tem se tonado mais frequente, na medida em que mais mulheres desejam ter implantes muito grandes, e nem sempre fazem com plásticos especializados, tendo como resultado a elevação da pele do esterno pelo implante e um aspecto de junção das duas mamas na frente do tórax. 
Mas há casos em que a simastia independe do tamanho ou da habilidade do cirurgião e ocorre mesmo assim, devido à fragilidade tecidual, flacidez, traumatismo, seroma ou hematoma. 
O tratamento cirúrgico é difícil, complexo e limitante em alguns casos.

Tratamento:
Para os 2 casos de simastia, de origem congênita ou implante de silicone, a correção da simastia deve ser feita de forma cirúrgica e com critérios, especialmente na escolha do cirurgião, pois não se trata de um procedimento de simples execução. São realizadas técnicas complementares para que o resultado cirúrgico seja o mais satisfatório possível, entre elas são:

#Troca do Implante: Em casos onde o problema ocorreu por conta do tamanho do implante. Dese-se trocar o implante por um tamanho menor, (isso ocorre na maioria das vezes).
#Capsulectomia Medial Extensa: É a cirurgia de retirada do pedaço da cápsula com contratura, na parte central. Trata-se de uma técnica muito específica para corrigir o problema.
#Capsulorrafia Interna Cuidadosa: É a sutura interna da cápsula, dentro da mama. Nesse processo, a mama é redesenhada, fazendo toda a sua curvatura com suturas, que proporcionam a aderência da pele.
#Uso de Sutiã Específico no Pós Cirúrgico: Após a cirurgia de correção, a paciente deve utilizar um sutiã que pressione a região medial, entre os seios até completa cicatrização.

A cirurgia é realizada, na maioria das vezes pela própria incisão da cirurgia anterior, não havendo novas cicatrizes no local, o que representa um grande benefício para a paciente. A plena cooperação da paciente no tratamento dessa correção é muito importante, pois os cuidados pós operatórios são bastante restritivos, apesar do pós operatório ser indolor na maioria das vezes. O tempo médio de recuperação é de 30 dias.

É importante que todas as pacientes  que se submeterem a cirurgia de implante de silicone, respeitem os cuidados pós operatórios e utilizem nos primeiros 15 dias de cirurgia um rolinho de atadura entre os seios. A pressão do rolinho fará com que acumule menos edema e a cicatrização interna ocorra corretamente, sem mobilização dos implantes.

Resultado de correção cirúrgica de paciente com simastia
 



Vídeo representativo do uso do rolinho de atadura entre os seios:



A importância de procurar um profissional especializado:
Por ser um procedimento considerado delicado, é importante que a pessoa procure por um profissional especializado em correção da simastia e que domine as técnicas utilizadas. Isso vale para para os 2 casos de simastia: congênita e de implante mamário. 

Do mesmo modo, é fundamental escolher o implante do tamanho que seja mais adequado ao corpo e sempre seguir a orientação médica. Estas são decisões importantes para evitar os riscos de simastia.

Mais Fotos de Simastia:







Um comentário:

  1. Por favor me indique um médico especialista em simastia.

    ResponderExcluir