segunda-feira, 12 de junho de 2017

Ginecomastia - Perguntas Frequentes

1) O que é Ginecomastia e quais as causas?
A Ginecomastia é um termo que se refere ao crescimento benigno e anormal de mamas com aspecto feminino em homens. Esta pode ser classificada como fisiológica ou patológica. O crescimento das mamas masculinas afeta entre 40-60% dos homens e na adolescência pode causar muito constrangimento. Na maioria dos casos, não tem uma causa aparente. No entanto, problemas clínicos podem estar relacionados, como problemas hormonais ou medicamentos. A plástica nas mamas masculinas é uma das mais comuns dentre as cirurgias estéticas realizadas em homens e permite corrigir o excesso de mama masculina.

2) Existem tipos diferentes de Ginecomastia?
A ginecomastia pode ser diferenciada por 3 principais tipos: glandular, gordurosa ou mista.
- glandular (“ginecomastia verdadeira”): quando há crescimento mínimo, porém anormal do tecido glandular mamário (hipertrofia glandular) sem excesso de pele (flacidez).
-gordurosa (“lipomastia ou pseudoginecomastia”): quando há um crescimento moderado e anormal das mamas, apresentando acúmulo de tecido gorduroso na região, sem hipertrofia glandular, e associado ou não com excesso de pele (flacidez).
- mista: quando há um aumento anormal e marcado tanto do tecido glandular mamário (hipertrofia glandular) como de tecido gorduroso, normalmente associado com excesso de pele e ptose mamária (flacidez).

3) Qual é a indicação e objetivo da cirurgia?
A ginecomastia é indicada quando há um crescimento da mama e esta persiste de 18 a 24 meses sem redução espontânea e a terapia medicamentosa não surtir efeito. O objetivo da cirurgia é reduzir a mama masculina, restaurando o contorno normal e corrigir as deformidades do conjunto: mama, mamilo e aréola.

4) Existem técnicas diferentes para essa cirurgia?
Existem 3 graus de ginecomastia e diversos tipos de procedimentos cirúrgicos. O cirurgião irá optar pela melhor técnica, individualmente, dependendo do grau da ginecomastia, da distribuição e proporção de outros componentes relacionados a mama.

5) Qual o tipo de anestesia utilizada?
É usada a anestesia local com sedação ou a anestesia geral.

6) Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
Em média de 1 a 2 horas. Deverá levar em consideração que o tempo do ato cirúrgico não é o mesmo que o tempo de permanência no centro cirúrgico, devido ao tempo de preparo de anestesia e recuperação pós-operatória. Só o médico é capaz de informar um tempo mais preciso.

7) Qual o período de internação?
Geralmente 12 horas, podendo chegar a 24hs, caso for utilizada a anestesia geral.

8) Como é a cirurgia de Ginecomastia? Deixa cicatrizes?
Quando a glândula mamária apresenta um crescimento anormal, assim como o tecido gorduroso, e associado ao excesso de pele, há necessidade de sua ressecção. A abordagem é feita através de incisão em semicírculo, contornando a metade inferior ou superior da aréola, e desta forma será a cicatriz.
Nos casos em que não há necessidade de ressecção da glândula mamária, isto é, quando há apenas aumento do tecido gorduroso, o tratamento é feito através de lipoaspiração da região, seguindo os princípios de uma lipoaspiração convencional. Nesses casos há a possibilidade de se colocar as cicatrizes em áreas mais escondidas, sem a necessidade de cicatrizes na aréola.
Em ginecomastias muito volumosas pode haver necessidade também de ressecção de pele. As cicatrizes poderão também ser disfarçadas com os pêlos do tórax.
A cicatriz fica avermelhada ou uma coloração bege mais escura nos primeiros meses e por vai clareando até atingir a coloração natural da pele, o tempo dependerá da genética do paciente. A cicatriz da ginecomastia entra em período definitivo com a cor da pele a partir do 6º mês até 1 ano.

9) A cicatriz fica muito visível. Por que isso acontece?
Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial.

10) Existe correção para cicatrizes hipertróficas e queloideanas?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir,  entretanto, o período da cicatrização normal (de 6 meses a 1 ano) como sendo uma complicação cicatricial.

11) O pós-operatório é doloroso?
Normalmente não há dor, desde que obedeça as instruções médicas, principalmente as instruções relacionadas com a movimentação dos braços, esforços e demais cuidados nos primeiros dias. Após a ginecomastia, pode haver um desconforto, o qual é contornável com analgésicos e antiinflamatórios.

12) Serão usados curativos? E quando retira os pontos?
Os curativos serão trocados periodicamente nos retornos agendados. Se os pontos forem internos, não serão retirados, mas se forem externos serão retirados geralmente por volta do 10º dia, sem grandes incômodos. O tipo de ponto será decidido pelo cirurgião de forma individual para cada paciente.

13) Como é a evolução pós-operatória?
Após a cirurgia, o paciente deve evitar esforços, mantendo-se afastado de atividades pesadas por cerca de um mês. Deverá fazer uso de uma malha compressiva durante um mês, caso seja indicação médica. É normal o paciente apresentar inchaço, equimose na área operada por 15 a 30 dias e sensibilidade da aréola por até 2 meses, porém esse quadro costuma ser transitório.

14) Quando poderei considerar o resultado como definitivo?
Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente entre 6 meses a um ano, que a cicatriz estará amadurecida e com aspecto de pelo menos 80% da sua forma definitiva.


Ginecomastia- Recomendações Pré-Operatórias
- Se for tabagista, evite fumar no mínimo 10 dias antes da cirurgia
- Em caso de gripe, indisposição, qualquer alteração física ou psicológica deve ser comunicada ao cirurgião até dois dias antes da cirurgia.
- Internar-se no hospital indicado, em jejum de 8 horas, inclusive água, obedecendo ao horário de internação da guia.
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou refeições exageradas, na véspera da cirurgia.
- Evitar uso de medicamentos, diureticos ou para emagrecer (caso estiver fazendo uso) por um período de 10 dias antes da cirurgia.
- Evitar todo e qualquer tipo de medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias depois da cirurgia.
- Programar suas atividades sociais, profissionais, domésticas ou escolares por um período de 2 a 3 semanas do pós-cirúrgico.

Ginecomastia  - Recomendações Pós-Operatória
- Alimente-se normalmente, exceto se houver especificação do médico.
- Evite se esforçar nos 21 primeiros dias devido o processo de cicatrização. 
- Não movimente ou levante os braços em excesso. Obedeça rigorosamente as instruções sobre a movimentação dos membros superiores, dadas no momento da alta para uma melhor cicatrização.
- Não molhe o curativo, até o 2º dia de pós-operatório. Depois poderá tomar banho normalmente, porém sempre seque o curativo com toalha e secador de cabelos em temperatura fria.
- É comum a região ficar roxa, inchada e sensível. Acompanhe este processo juntamente com o cirurgião.
- O uso do colete modelador é indispensável por 1 mês.
- Evite tomar sol ou friagem, aguarde autorização médica.
- Tomar sol direto, somente após 30º dia com uso de bloqueador solar fator alto.
-
Serão prescritos antiinflamatórios e analgésicos comuns, como Dipirona e Paracetamol, caso seja necessário.
- Evitar todo e qualquer tipo de medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias depois da cirurgia.
- Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire dúvidas com seu médico.
- Os retornos serão agendados conforme solicitação médica.
- Pergunte ao médico se haverá necessidade de iniciar o tratamento pós-operatório após o 5º ou 7º dia de pós-operatório (drenagem linfática, eliminação de fibroses e manipulação da aderência cicatricial) com uma fisioterapeuta especializada. Peça indicação do cirurgião.

VEJA A POSTAGEM COMPLETA SOBRE A GINECOMASTIA

Um comentário:

  1. Bem informativa a sua postagem. Parabéns! Informar as pessoas sempre é ajudar. Fazemos o mesmo através do nosso site. Dá uma conferida lá clicando aqui.

    ResponderExcluir