quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lipoaspiração: Os Limites na Retirada de Gordura

O uso da lipoaspiração com a técnica tumescente:

Com a evolução nos estudos, foi comprovado que o limite de dose máxima de lidocaína, de 7mg/kg, não se aplicava para as anestesias locais tumescente no tecido adiposo, com a utilização da solução de Klein. O limite seguro proposto era de 35mg/kg, ou seja, cinco vezes acima do convencional.

Posteriormente foi comprovado, sendo hoje aceito universalmente, que o limite seguro para lipoaspiração seria de 55mg/kg. Por exemplo, o maior volume modificado, utilizado na solução anestésica proposta por Klein foi de 3.000ml, correspondente a 1.500mg de lidocaína, muito aquém da dose máxima de 55mg/kg, se for considerado que, na maioria, os pacientes são adultos e pesam acima de 60kg.

O volume de gordura é convertido para o peso em gramas, com base na densidade do tecido adiposo, estimada em média 0,93g/ml. Em todos os procedimentos de lipoaspiração que é feita sob anestesia local com a técnica tumescente, utilizando a solução de Klein, normalmente utiliza as seguintes proporções:

- 1.000ml de soro fisiológico gelado a 0,9%
- 1ml de adrenalina a 1%
- 25 a 40ml de lidocaína a 2% sem vasoconstrictor
- 10ml de bicarbonato de sódio a 10%

Como é feita a medição do quanto pode ser lipoaspirado?

Só pode ser retirado até 7% em volume do peso corporal e 40% de cada região. Ou seja, uma pessoa com 70Kg, poderá ter até 4,9 litros de gordura total aspirada.

Entretanto, retirar 4,9 litros não significa retirar 4,9kg de gordura, pois o volume total aspirado corresponde a uma camada de óleo, seguida da gordura com parte da solução infiltrada (volume sobredrenante), e por fim a solução infiltrada somente com sangue, e o que se considera como valor real para informação para o paciente, é o volume sobredrenante retirado.



A gordura pesa pouco, mas ocupa muito  espaço. Você vai notar mais essa perda pela diminuição das medidas corporais do que pela balança. Outro fator a ser considerado é que a lipoaspirado pode ser feita em várias regiões do corpo na mesma cirurgia, entretanto nunca ultrapassará o máximo e total de 7% de volume aspirado.

Um estudo mostrou que o conhecimento dos dados de quantificar valores mínimos, máximos e médios, o volume da solução anestésica infiltrada, o volume aspirado e o sobrenadante correspondente à gordura removida ajuda o cirurgião a calcular a quantidade de solução tumescente a ser injetada de acordo com a região anatômica, já que ainda não tem um número padrão em estudo.

Em termos gerais, considerando um paciente com 70kg em média e o volume total de todas as regiões, para cada 100ml de solução tumescente infiltrada, 70ml foram aspirados, sendo que de cada 100ml desse volume aspirado, em torno de 60ml são de gordura pura.

Foram quantificados o total da gordura aspirada correspondente ao sobrenadante, a quantidade total aspirada e o volume de solução anestésica utilizada. Cabe lembrar que essa perda pode chegar a 45% em outras técnicas de lipoaspiração em que não se usa solução anestésica tumescente (como a técnica de lipo seca). 
Devido à associação com a técnica tumescente, com adrenalina, o efeito anestésico da lidocaína é prolongado, e sua absorção é lenta e gradual, diminuindo o risco de toxicidade já que a mesma acontece em função do pico de concentração plasmática da droga.

A cirurgia plástica não deve ser vista como método de emagrecimento. Os pacientes indicados para a lipoaspiração são os com IMC máximo de 30, acima disso, é considerado obesidade e não entra como indicação a lipoaspiração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário