quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lipoaspiração: Tipos de Cânulas

Uma dúvida bastante comum é se existe tipos e variações de cânulas de lipoaspiração.

O que todas as cânulas para lipo tem em comum é a ponta arredondada (ponta romba), o que facilita a retirada de gordura, diminui o risco de perfurações abdominais e causam menos sangramento.

As cânulas apresentam diâmetros diferentes, sendo as mais grossas utilizadas para lipoaspirar grandes quantidades de gordura e a gordura mais profunda. As cânulas mais finas são mais usadas para menores quantidades de gordura, melhor modelagem corporal, em gordura superficial e quebra de fibras de colágeno.

Outra diferença entre as cânulas é o número de orifícios na ponta, variando sua utilização conforme a região, profundidade e quantidade de gordura a ser aspirada.

A lipo é, atualmente um dos procedimentos mais realizados em cirurgias plásticas. Atingiu-se um nível de excelência com relação aos resultados cirúrgicos obtidos. No entanto, não foi encontrado na literatura um método que testasse os diferentes tipos de cânulas na prática cirúrgica das diferentes tipos de lipoaspiração, o que torna a sua utilização, na maioria das vezes, empírica.


O que se sabe, é que temos no mercado cânulas sendo vendidas, variando o tamanho (10 a 30 cm e a mais usada, em média é a de 25cm de comprimento), o diâmetro (1 a 6 mm) e o número e tamanho de orifícios (de 1 a 12 orifícios com variados tamanhos).

Tamanho da Cânula

Espessura ou Diâmetro das Cânulas


Acredita-se que não seja necessário usar cânulas com calibre maior que 4 mm para lipo de maior volume, pois existe pelo menos 1 estudo mostrando que o índice de aspiração entre 4 e 5 mm é igual.

Já as cânulas de menor calibre mais usadas (2 a 3 mm), causam menos irregularidades na pele e menos sangramento, comparadas com as de maior calibre.

Um novo estudo foi realizado, e mostrou positividade, apresentando um sistema atualizado de cânulas, diferente das convencionais, que propicia total e completa retirada de resíduos, muito comum nas cânulas habitualmente em uso, permitindo assim, sua esterilização mais eficiente por qualquer método usual na atualidade. As modificações realizadas nas cânulas deste estudo estão relacionadas a sua parte terminal, com sistema de rosqueamento da ponta romba com orifícios ou maciça, oferecendo maior higienização com perfeita passagem da escova de limpeza. O rosqueamento deve ser de no mínimo 4 voltas para melhor segurança no encaixe.

Sistema de Rosqueamento na Ponta da Cânula

O importante é frisar que, o que importa é a decisão que seu médico terá em relação ao seu caso. Seu médico é capacitado para escolher o melhor tipo de lipo ou de cânula que será usada na sua cirurgia plástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário